11th jun2017

Marketing | Promoção e Mix Promocional

by primeiro design

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Das quatro ferramentas que compõe o mix de marketing, ou 4 Ps, a promoção é reconhecidamente a mais
popular. Tanto que, para a maioria das pessoas, fazer marketing é fazer propaganda. Quando alguém se
promove, as pessoas costumam dizer que ela está fazendo seu marketing. Esse é um conceito arraigado na
sociedade e é preciso que você não faça parte dessa maioria, com visão distorcida do que seja marketing.
Por tudo que foi estudado até aqui, já é possível distinguir e entender que, apenas com propaganda não
se consegue satisfazer as necessidades e desejos do mercado-alvo. Aquele ditado popular que diz que a
propaganda é a alma do negócio, como muitos outros ditos, é apenas parte da crença popular. Não tem
nenhuma validade.
Faça uma excelente propaganda de um produto ruim e levará a empresa a um fracasso retumbante.
Quanto mais vender, maior o problema. Se o cliente não perceber valor que justifique o preço cobrado,
não tem propaganda que resolva. Se a distribuição não for feita de forma competente, a propaganda só
vai piorar as coisas.

A promoção é o elemento do mix de marketing que atua na comunicação.

Como vimos, muitas vezes o termo marketing é confundido com o próprio conceito de promoção. Entretanto
ela é utilizada para integração dos diversos canais de comunicação que a organização dispõe e na
coordenação desses canais para transmissão de uma mensagem clara, objetiva e atraente da organização e
seus produtos aos consumidores atuais e potenciais. Compreender como ocorre o processo da comunicação
é fundamental para que a empresa possa desenvolver comunicações que alcancem os objetivos.

O processo de comunicação é composto pelos seguintes elementos:

Emissor – fonte da mensagem, no caso, a organização.

Mensagem – conjunto de símbolos que o emissor transmite.

Receptor – público que recebe a mensagem.

Codificação – conjunto de símbolos utilizados, podendo ser linguagem escrita, visual, sonoro, etc.

Decodificação – Atribuição de significado pelo receptor da mensagem recebida.

Mídia – conjunto de meios de comunicação, por meio das quais a mensagem é passada ao receptor,
por exemplo, TV, Jornais, Revistas, Rádio, etc.

Feedback – resposta do receptor comunicada ao emissor. Pode ser obtida como resposta direta ou
por meio de pesquisa realizada.

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