28th jun2017

Marketing – A determinação do preço

by primeiro design

Entender o seu mercado e seu público-alvo  não significa simplesmente
saber que os clientes têm desejos ou necessidades que devem ser satisfeitas. Muitos fatores influenciam
no processo e nos resultados. Nesse sentido, o preço praticado é determinante para aquisição ou rejeição
do produto por parte do consumidor. Note que não se trata de praticar preços baixos nem elevados, mas
o preço adequado.

Kotler (2007, pag. 258), define preço em dois sentidos. “Num sentido mais estrito, preço é o volume de
dinheiro cobrado por um produto. De maneira mais ampla, preço é a soma dos valores que os consumidores
trocam pelo beneficio de possuírem ou usarem um produto ou serviço”. É a troca de quantidade monetária
por produtos. O preço faz parte do mix de marketing e sua fórmula clássica e simplista se resume a
equação custo+lucro=preço.
Há várias denominações para o preço. O aluguel é o preço para locação de imóvel, automóvel, máquinas,
etc, diária e o preço cobrado por hospedagem em hotel ou por serviço de um dia, mensalidade é o preço
da escola, do clube e outros, tarifa é o preço dos serviços públicos, bancários e táxi, juros é o preço do
dinheiro, salário é o preço do trabalho prestado, entre outros.

Para o marketing, a fórmula clássica deve compreender outras variáveis que influenciam na determinação
do preço. Com base nisto, é possível entender que o preço final do produto corresponde ao resultado das
estratégias adotadas nos outros elementos do mix de marketing, produto, praça e promoção, em conjunto
com a estratégia de preço. Conforme Kotler e Armstrong (2007, pag. 256) “Encontrar a estratégia certa de
determinação de preços e implementá-la bem pode ser fundamental para o sucesso de uma empresa – e
até mesmo para sua sobrevivência.”
Os clientes estão cada vez exigentes, procuram produtos com alto padrão de qualidade, resultado de
tecnologias modernas e querem ser atendidos de forma personalizada pelo marketing. Mais uma vez o
Sistema de Informação de Marketing – SIM com dados, inteligência e pesquisas de marketing, estudada
na unidade 5, faz-se necessário, para entender, além das necessidades e desejos do consumidor, a sua
percepção de valor em relação ao produto, pois isso possibilita saber quanto o cliente está disposto a
pagar pelo produto e se este valor suprirá as necessidades da organização.

O poder de compra em uma economia depende da renda, dos preços, da poupança, do endividamento e
da disponibilidade de crédito. O marketing deve estar atento às principais tendências, como a economia,
a renda e os padrões de consumo.

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